
Recebidos pela vice-presidente da Instituição, Licete Sequeira e pelo seu tesoureiro Manuel Machado, os candidatos tiveram oportunidade de conhecer de perto esta instituição quase centenária (completou recentemente 98 anos).
A Associação, com uma estrutura organizativa convencional e um Comando Operacional para Bombeiros propriamente dito, conta actualmente com cerca de 4500 sócios, sendo o valor mínimo da quota é de €1.50.
Os Bombeiros, para além dos sócios (onde se incluem os sócio-empresa) contam com donativos da sociedade civil. Contudo, o maior apoio é recebido por parte da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia, recebendo ainda algum apoio da Protecção Civil, essencialmente em material.

O pessoal da corporação (operático e administrativo) é composto por bombeiros voluntários (cerca de 40), com excepção de três (um na Secretaria e dois na Central de Comunicações).
Os bombeiros dispõem dos seguintes meios operacionais:
- Ambulâncias 4;
- Ambulâncias de resposta mista/transporte de doentes – 5;
- Viaturas de comando – 1;
- Viaturas para inundações – 1;
- Viaturas operacionais (outras) – 12.
Algumas destas viaturas estão inoperativas e/ou obsoletas, prevendo-se a recepção a curto prazo de uma nova ambulância paga pela Associação e a atribuição de uma ambulância do INEM.
Destacam-se a necessidade urgente de uma viatura de combate a incêndios para a corporação.
Importa ainda sublinhar que ao nível das instalações:
- A Central de Comunicações foi recentemente remodelada;
- O Posto de Saúde que dá apoio em Clínica Geral e Psicologia aos bombeiros;
- O Gabinete de Dentista para os bombeiros;

Finalmente sublinhar que se prevê a construção de um novo Quartel na Quinta da Vinha em Sassoeiros dentro de 3 anos.
Nunca será demais sublinhar a importância do trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Voluntários de Carcavelos e de S. Domingos da Rana… não deixe de se associar e pagar as quotas de €1.50 por mês (valor mínimo). Pode parecer pouco mas se todos pagarem… fará uma enorme diferença!
2 comentários:
Caros amigos, fica apenas um reparo. Julgo que quando se referem ao vice-presidente dos bombeiros como Manuel Machado quereriam dizer Magalhães. Não tenho a certeza, mas julgo que é assim que o sr. se chama.
Um abraço e parabéns por este trabalho esforçado. Espero que dê frutos.
Boa tarde,
Obrigado pelo seu comentário. Porém o nosso amigo Manuel Magalhães também tem o sobrenome Machado.
Abraço,
Arménio
Enviar um comentário