Carcavelos 2009 - Arménio Fidalgo

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Praia de Carcavelos: O nosso Cartão de Visita

A praia de Carcavelos é sem dúvida um dos nossos maiores cartões de visita, estendendo-se da entrada de Carcavelos até ao imponente Forte de São Julião da Barra. A nossa praia integra três areais distintos, dois deles de pequenas dimensões. Refiro-me ao areal em frente ao Bar do Moinho e ao areal em frente ao Bar dos Gémeos.

A praia de Carcavelos é ainda o maior areal da Costa do Estoril e um local de referência para a prática do Surf e do Bodyboard.

Na nossa memória estão igualmente as peças jornalísticas de Fernando Pessa que popularizaram o primeiro banho na Praia de Carcavelos nos idos anos 60.

Do ponto de vista económico, a praia de Carcavelos é extremamente importante para a freguesia, criando postos de trabalho quer no âmbito da hotelaria, da restauração e das empresas ligadas aos desportos náuticos, bem como do comércio naturalmente a ele associado.

Como tal, é vital preservar o seu potencial, procurando aumentar a sua capacidade de gerar riqueza preservando o ambiente... não existe melhor exemplo que aquele que nos foi dado pelo próprio Bar dos Gémeos.

Por tudo isso é lamentável que o lixo num dia como hoje, com milhares de veraneantes na praia, esteja a céu aberto, os acessos degradados e as paredes cheias de graffitis.

Dizem que uma imagem vale mais que mil palavras, pelo que decidi deixar algumas fotografias que tirei hoje com a inevitável pergunta...

É este o Cartão de Visita que queremos deixar?

Eu defendo que é tempo de assumir de forma inequívoca a importância do turismo enquanto meio gerador de riqueza e de empregos na freguesia e no concelho.
Importa promover o papel do turismo intimamente ligado ao ambiente, estimulando a conservação deste e a aplicação de práticas ambientais correctas em todos os projectos turísticos de Carcavelos.

Neste sentido é importante ajudar a qualificar a oferta turística de forma inovadora e responsável, baseada na adopção de boas práticas.
Só assim podemos reforçar a imagem de Carcavelos enquanto marca turística de excelência.

Escolhas para Carcavelos?
És tu que as fazes!














Sem comentários: